Feito para Brasileiros por um Brasileiro

Curiosidades

Salário Comercial: O que é e Como Funciona?

Quando falamos em salário comercial, estamos nos referindo a um tipo de remuneração específico que é utilizado em muitas empresas ao redor do país. Neste artigo, vamos explicar o que é o salário comercial, como ele funciona e quais são seus principais aspectos. Continue lendo para saber mais!

O que é o salário comercial?

O salário comercial é a remuneração mínima que um funcionário deve receber em determinado setor ou categoria de trabalho. Esse valor é determinado pelo sindicato representativo dos trabalhadores do comércio de cada estado, através de convenções coletivas de trabalho.

É importante ressaltar que o salário comercial 2024 não é fixo em todo o país, podendo variar de acordo com a região e o sindicato responsável pela negociação coletiva. Por isso, é sempre necessário consultar o sindicato local ou conferir as convenções coletivas para saber qual é o salário comercial vigente em cada região.

Como funciona o salário comercial?

O salário comercial é definido através de acordos entre os sindicatos dos trabalhadores e as entidades representativas dos empregadores do setor. Esses acordos estabelecem os direitos, benefícios e obrigações dos trabalhadores do comércio, incluindo o valor mínimo de remuneração que deve ser pago aos funcionários.

Geralmente, o salário comercial é fixado por mês, porém, em alguns casos, pode ser estabelecido por hora de trabalho. Além do salário-base, é comum que a convenção coletiva também estabeleça outros benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte, bonificações e adicionais.

Quais são os benefícios do salário comercial?

O salário comercial oferece diversos benefícios tanto para os trabalhadores como para as empresas. Para os trabalhadores, o salário comercial garante uma remuneração mínima justa e condições de trabalho adequadas, pois as convenções coletivas também estabelecem outros direitos, como carga horária, intervalos, férias, etc.

Para as empresas, o salário comercial permite uma maior previsibilidade de gastos com a folha de pagamento, além de garantir que não haja uma concorrência desleal entre os estabelecimentos comerciais de determinada região.

Passo a passo para consultar o salário comercial:

  • Acesse o site do SindFecomercio do seu estado;
  • Procure pela opção de convenções coletivas;
  • Localize a convenção coletiva do seu setor do comércio;
  • Verifique o valor do salário comercial para a sua categoria;
  • Caso não encontre as informações necessárias no site, entre em contato com o sindicato para obter mais detalhes.

É importante lembrar que o salário comercial pode variar de acordo com a região e a categoria profissional. Por isso, é fundamental verificar as convenções coletivas específicas da sua localidade.

Piso salarial 2024

Além do salário comercial, outra questão importante é o piso salarial 2024, que é o valor mínimo que um trabalhador deve receber em determinada profissão ou setor. Assim como o salário comercial, o piso salarial também é estabelecido através de acordos entre os sindicatos dos trabalhadores e as entidades representativas dos empregadores.

Para consultar o piso salarial do seu setor em 2024, acesse o site piso salarial 2024 e verifique a convenção coletiva da sua categoria profissional.

O salário comercial é um importante instrumento de proteção aos trabalhadores do comércio, garantindo uma remuneração mínima justa e condições adequadas de trabalho. É fundamental que os empregados estejam cientes dos seus direitos e saibam onde encontrar as informações sobre o salário comercial e as convenções coletivas em vigor.

Ensino

Posso usar a nota do Enem para concluir o ensino médio?

Muitos estudantes se perguntam se podem concluir o Ensino Médio utilizando a nota no Exame Nacional do Ensino Médio -Enem. Se você também tem essa dúvida, basta apenas continuar nos acompanhando pois aqui iremos esclarecer todas os detalhes sobre está questão. Abaixo, tudo sobre!

Saiba mais sobre o Enem!

O Exame Nacional do Ensino Médio mais conhecido como Enem, é hoje a principal forma de ingressar nas universidades brasileiras. Diversos programa utilizam a nota obtida servindo como o principal requisito. Além das universidades públicas, muitas instituições de ensino superior privado também oferecem vagas para que os estudantes utilizem a nota obtida no Enem para ingressar sem precisar realizar o vestibular tradicional.

É possível concluir o Ensino Médio com a nota do Enem?

Com as mudanças sofridas no Enem, hoje em dia não é mais possível obter o certificado de conclusão do Ensino Médio através da nota obtida no Enem.

Até 2016, quem não estava matriculado em uma escola regular podia usar o Enem para obter o certificado do ensino médio. Porém, essa possibilidade foi extinta no ano seguinte, em 2017.

Agora, para obter o diploma do Ensino Médio é necessário que você realize a prova oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos mais conhecido como Encceja.

O mesmo é uma prova aplicada em todo o Brasil pelo próprio MEC, a qual irá avaliar o grau de conhecimento do candidato. De acordo com a nota obtida, o candidato poderá ter em mão o certificado de conclusão do ensino médio!

Como funciona o Encceja?

Assim como já mencionamos anteriormente, o Encceja é hoje a principal forma de concluir o ensino médio sem precisar passar por todas as séries. No entanto, para realizar as inscrições para o Encceja 2024 é necessário estar encaixado nos requisitos impostos pelo Ministério da Educação (MEC), que são:

  • Adolescentes, jovens e adultos que buscam receber o diploma pela conclusão da Educação Básica, sejam para o Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio.
  • Necessário ter 15 (quinze) anos completos na data de realização do Exame (para quem busca a certificação de conclusão do ensino fundamental);
  • O candidato precisa ter mínimo, 18 (dezoito) anos completos na data de realização do Exame (para quem busca a certificação de conclusão do ensino médio);
  • Tenha registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil.

Ciente disso, o candidato poderá realizar sua inscrição. Com sua inscrição feita e dentro das datas do Encceja 2024 prevista para a realização da prova, chegou o momento de realizar a prova que contará com questões das seguintes matérias:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Ensino

Universidades oferecem mais de 6 mil vagas para bolsa de estudos

Muitos estudantes que estão no ensino médio ainda não têm conhecimento a respeito do Sistema de Seleção Unificada, e saber o que é o SISU 2024 e como utilizá-lo é fundamental. É cada vez maior o número de jovens que tem conseguido uma vaga em instituições públicas renomadas de ensino superior, isso decorrente deste programa.

Sendo um sistema já utilizado há alguns anos, o SISU é hoje uma ferramenta adotada pela grande maioria das universidades públicas, substituindo assim o tradicional vestibular.

Nesse artigo vamos trazer um guia completo sobre o Sistema de Seleção Unificada, e como você pode utilizá-lo para se tornar o mais novo universitário. Confira todas as informações a seguir.

Confira o que é o SISU 2024

Ao se inscrever no SISU 2024 você pode se candidatar a um curso de ensino superior de forma totalmente gratuita, ingressando assim em alguma universidade pública do país.

Existem alguns critérios que determinam quem pode se inscrever no programa, e dentre deles podemos listar enquanto os principais:

  1. Pessoas que tenham realizado a prova do ENEM no ano anterior a candidatura;
  2. Pessoas que tenha obtido uma nota na redação do ENEM maior do que zero;
  3. Candidatos que atendam as notas mínimas do ENEM estabelecidas por algumas instituições.

Esses são os três critérios básicos, os quais permitem que boa parte dos estudantes possam se candidatar a uma vaga através do SISU.

Em caso de alguma dúvida sobre a sua participação no programa, não deixe de entrar em contato através do site oficial do mesmo e solicitar maiores esclarecimentos sobre o seu caso.

Como se inscrever no SISU 2024

O Sistema de Seleção Unificada abre vagas todos os anos em dois períodos, assim, se você estiver dentro dos critérios que mencionamos anteriormente, você pode realizar a sua inscrição de forma simples e rápida.

Ao compreender que é o SISU 2024, você irá perceber que esse possui um sistema integrado ao ENEM, assim, ao informar o seu número de inscrição todas as suas informações estarão disponíveis no site.

Passo 01. Dessa forma, o único procedimento para realizar a sua inscrição é acessar o site – sisualuno.mec.gov.br – e informar o seu número de Inscrição do ENEM.

Passo 02. Após isso o seu acesso estará liberado, e você poderá então se candidatar as vagas disponíveis em cada curso e universidade.

Passo 03. Pela facilidade de cadastro e por todos os benefícios que o SISU oferece, é cada vez maior o número de estudantes que tem se inscrito nesse programa.

O que é a Nota de Corte do SISU 2024

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas redes sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Como já mencionamos aqui, o SISU 2024 conta com a sua nota do ENEM para realizar o processo de seleção dos candidatos, assim quanto maior a sua nota maiores as suas chances.

Considerando então o uso da nota do exame, para cada se candidatar aos cursos oferecidos por cada instituição, é estabelecida uma nota de corte, ou seja, uma nota mínima através da qual você conquistar a sua vaga.

Esta nota é calculada com base na nota mais baixa do último candidato selecionado, sendo assim a nota limite para quem busca ser aprovado. Dessa forma, sempre que a sua pontuação do ENEM for maior ou igual a nota de corte do seu curso você terá a garantia de conseguir uma vaga.

É importante ficar atento a nota de corte SISU 2024, sendo essa uma meta que deve ser alcançada. Porém, caso a sua nota fique abaixo, saiba que ainda existem outras chances para você.

Ainda nesse artigo vamos falar sobre a lista de espera, uma oportunidade para quem não se classificou nas primeiras chamadas.

Consultar Resultado SISU 2024

Até aqui apresentamos um pouco sobre o que é o SISU, agora é importante você saber como consultar os resultados divulgados em cada chamada. Todos serão publicados no site oficial do programa, assim, para ter acesso é necessário acessar o site e realizar o seu login.

Ao entrar com o seu cadastro você terá disponíveis informações sobre a sua situação, de forma que você poderá saber se foi convocado para matrícula ou se continua na espera.

Candidatos selecionados serão convocados para a matrícula, enquanto que os demais deverão aguardar a realização da próxima chamada.

Realizada a segunda chamada, um novo grupo de candidatos será chamado, e se por acaso você ainda não estiver nesse grupo, e então você poderá participar da lista de espera SISU 2024.

O que é a Lista de Espera SISU 2024

A lista de espera SISU corresponde a uma lista na qual estão os candidatos que não foram selecionados, e que tem interesse em aguardar pelo surgimento de vagas remanescentes.

Para fazer parte desta Lista é necessário manifestar interesse, de forma que, após realizadas as duas chamadas, o próprio sistema irá questionar se você deseja participar da lista de espera.

Ensino

Edital PROUNI: Processo Seletivo e Regras

Pensando nisso, trouxemos para você hoje o edital mais atualizado do PROUNI para o próximo ano e informações sobre qual a data do PROUNI 2023!

PROUNI  

Este é um dos maiores programas de inclusão ao ensino superior em Universidades, sendo tão grande quanto o FIES 2023, servindo principalmente de apoio para sistemas como o SISU 2023.

Este programa em si é um gerador de bolsas de estudo para estudantes que fizeram o ENEM 2023, porém, não entraram em nenhuma instituição de ensino pública, porém, ainda desejam conseguir iniciar um curso no ano vigente.

 

Por isso, o PROUNI 2023 libera todos os anos milhares de bolsas de estudos para jovens que desejam entrar em uma Universidade privada pela primeira vez e não possuem condições financeiras suficientes para arcar com as mensalidades integrais.

Porém, somente pessoas pré-selecionadas de acordo com as regras determinadas no edital PROUNI 2023 poderão se candidatar para essas bolsas, para saber se você é uma delas, veja a matéria completa.


Requisitos do edital para novos alunos

Assim como dito logo acima, é necessário que os interessados a conquistar uma das bolsas do Prouni estudos deste programa, tenham total conhecimentos de todas as regras descritas no edital sobre quem poderá ou não concorrer a uma vaga.

Para facilitar sua busca, veja logo abaixo os requisitos necessários para poder participar das inscrições Prouni 2023:

Todos aqueles que estiverem dentro destas regras apresentadas acima, poderão realizar uma inscrição diretamente pelo site oficial do MEC destinado a este programa, como determinado pelo edital PROUNI 2023.


Inscrições PROUNI 

Todas a inscrições de novos estudantes devem ser feitas pelo portal virtual do PROUNI 2023, sendo não possível realizar sua matrícula diretamente pela Universidade que deseja frequentar.

 

Veja abaixo um tutorial rápido de como realizar esse procedimento:

  • Quando as inscrições estiverem abertas, acesse o site oficial do PROUNI para sua inscrição, clique aqui para ser redirecionado até a página;

Ao realizar esse passo a passo da forma como mostrada acima, você irá concorrer de forma automática a uma vaga no curso que você escolheu de forma totalmente gratuita, desde é claro, que esteja tudo de acordo com o edital PROUNI 2023.


Edital PROUNI 2020

Em todo início de ano o MEC libera um edital PROUNI 2020 contendo todas as informações relacionadas a quem poderá se inscrever até como conseguir concorrer a uma das vagas oferecidas pelas Universidades para alunos cadastrados pelo PROUNI 2020.

Clique aqui para ver o último edital do PROUNI lançado pelo MEC.

Tributos

Com o fim do DPVAT, saiba como será o pagamento dos impostos veiculares

Em 2019 o Presidente Bolsonaro decretou de forma oficial o fim do DPVAT e com isso, a partir do ano de 2020, os cidadãos que possuem veículos automotores ficam livres do pagamento deste imposto anual. Porém, com o fim desta taxa, muitas dúvidas surgiram sobre o pagamento dos demais impostos veiculares que restaram.

Encerramento do Seguro DPVAT

Sendo um dos 3 impostos anuais referentes a veículos automotores, o Seguro DPVAT deveria ser pago em todos ao nos para o DETRAN de cada estado brasileiro onde o dono de veículo o tivesse registrado.

Porém, com o seu cancelamento oficial em 2019, muitos donos de veículos não sabem como será feita a cobrança dos demais impostos. Afinal, todos eles vinham em uma única guia de pagamento.

De forma geral, o Licenciamento, Seguro DPVAT e o IPVA, todos eram pagos de maneira conjunta pelo contribuinte. Anualmente o DETRAN de cada estado enviava uma guia de pagamento para o cidadão do qual pagava conforme desejasse, fosse à vista ou parcelado.

Com o pagamento dessa guia, o cidadão estaria acobertado com o Seguro DPVAT. Por meio deste imposto, caso o cidadão se envolvesse em algum acidente de trânsito, a Seguradora Líder, pagaria a todos os envolvidos uma indenização pelo ocorrido.

Porém, em 2020 não será mais necessário fazer o pagamento desta taxa. Mas, mesmo sem o pagamento a Seguradora Líder continuará a funcionar normalmente.

Pagamento de impostos veiculares com o fim do DPVAT

A partir de 2020 o DPVAT não será mais cobrado a nenhum cidadão que possui um veículo automotor. Desse modo, todo estarão livres deste imposto anual.

Assim, quando a guia de pagamento do IPVA chegar este ano, ela terá um desconto em relação ao ano anterior. Isso ocorre devido ao fim do DPVAT.

Porém, o desconto irá depender de estado para estado e de que tipo de veículo o cidadão possui. isso se dá pelo fato de que o valor do DPVAT era cobrado de maneira diferenciada em cada estado brasileiro e para cada tipo de veículo.

Desse modo, estimasse que o maior desconto ocorrerá na guia do DPVAT 2023 SP para quem possui uma motocicleta. Afinal, como o número de acidentes de motos em São Paulo é maior do que em grande parte do Brasil, neste estado o DPVAT era cobrado acima da média.

E agora, todos os donos de motos receberão na guia de pagamento um desconto maior devido ao fim do DPVAT.

Ensino

7 Cursos técnicos com bons salários

Vários motivadores são responsáveis pela escolha de um curso ou graduação. Mas pensar no salário pode ser uma das melhores motivações. Afinal, entrar no mercado de trabalho é também pensar em um salário suficiente para qualidade de vida, não é mesmo? Para quem pensa em cursos no SENAC temos algumas dicas de cursos com bom salário após a sala de aula.

Cursos do Senac são uma ótima escolha

Ter um diploma de nível superior tem suas vantagens. O formado pode enveredar para pesquisas, tornar-se professor universitário e pensar em mestrado e doutorado. Mas muitos profissionais que buscam os cursos técnicos como os do Senac SP 2023, também possuem seus diferenciais.

Os cursos do Senac estão entre os mais procurados do mercado pela qualidade do ensino. Muitos são voltados para formação de ensino técnico, mas há graduação tanto presencial como EAD (ensino a distância) também. Com certificado de conclusão o trabalhador já pode começar a atuar no mercado com carteira assinada ou contrato. E oferecem algumas vantagens como:

  • Curta duração;
  • Custo baixo (bem menor que uma graduação);
  • Uso de apostilas já incluídas no valor da matrícula – livros universitários costumam ser bem caros;
  • Formação focada no exercício da profissão – muitas disciplinas na faculdade são importantes, mas para a formação do cidadão, não possuem valor para o exercício profissional prático como sociologia, história da arte, dentre outros. Há seu valor social, mas não prático.

Quais cursos do SENAC oferecem o melhor salário ao profissional?

O SENAC oferece cursos profissionalizantes em todas as áreas. Suas unidades espalhadas pelas capitais brasileiras ofertam cursos permanentes e das mais diversas áreas. Alguns possuem salários melhores e outros nem tanto, mas não deixam de ser uma boa opção. Os sete melhores salários para formados pela escola são:

1 – CorelDRAW – Ilustração Digital

Ilustradores digitais podem atuar no ramo de publicidade, marketing, propaganda e até cinema e TV. São profissionais versáteis e com salários podendo chegar a R$ 8 mil ou mais.

2 – Photoshop

Muitos fotógrafos possuem o curso, mas para otimizar os serviços a contratação de terceiros é a mais indicada. A atuação do profissional pode ser home office ou em agências de publicidade, jornais, revistas e estúdios fotográficos. Os ganhos mensais podem chegar a R$ 7 mil.

3 – Técnico em enfermagem

O setor é concorrido, mas a área de atuação é grande. Hospitais e clínicas precisam deste tipo de profissional, mas também cuidadores de idosos, crianças e adultos com deficiência em residências, dentre outros. O valor dos ganhos mensais pode ser bem maior que R$ 6 mil.

4 – Técnico em confeitaria

Poucos são os especialistas na área e a demanda é grande tanto para ser professor de cursos como atuar na decoração de bolos e doces. O profissional pode trabalhar em restaurantes, padarias, por conta própria, como consultor, hotéis e pousadas e até escrever sobre o tema. Ganhos mensais podem chegar a R$ 5 mil.

5 – Técnico em Farmácia

O técnico em farmácia estuda e pode elaborar formulação de medicamentos com base em receitas, mas não criar e pesquisar produtos. Esta parte fica para os formados de nível superior. Pode trabalhar em laboratórios de manipulados, farmácias, para consultórios e com desenvolvimento de estudos. O salário fica em torno de R$ 5 mas pode ser bem maior dependendo do contratante.

6 – Técnico em Redes de Computadores

Apesar da forte concorrência o mercado é bem amplo. Montar redes e gerenciar com suporte é uma profissão lucrativa e atua em residências e empresas. Os ganhos podem chegar a R$ 5 mil facilmente com poucos contratos e você pode ser uma pessoa jurídica e aumentar ainda mais os lucros ou solicitar o MEI.

7 – Técnico em Programação de Jogos Digitais

Desenvolvimento de jogos para smartphone, computadores e vídeo games é uma área em extrema expansão e com poucos especialistas na área. O técnico pode ganhar de R$ 5 a R$ 10 mil mensais se conseguir um bom contrato.

Como fazer curso no SENAC?

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial abriu as portas da primeira unidade em janeiro de 1946. Hoje são mais de 30 escolas em todo o Brasil, indo do Rio ao Senac PR com cursos com faixas variadas de mensalidade.

Quem tiver interesse em fazer um curso no Senac deve procurar a unidade mais próxima da sua casa com sua identidade, CPF e comprovante de residência. Leve os documentos, analise os cursos disponíveis, preços da matrícula e veja o que mais te agrada. A duração dos cursos pode ir de algumas semanas há dois anos.

Ensino

Coronavírus faz universidades privadas adotarem vestibular online e nota do Enem em SP

Por causa da crise do coronavírus e da necessidade de diminuir os riscos de contágio, universidades privadas precisam adotar vestibular online ou aderir a outras medidas possíveis. Entenda mais sobre o assunto a seguir:

A pandemia de coronavírus e o isolamento social fizeram com que diversos setores precisassem fechar ou se adaptar à nova realidade. E um dos setores que mais tem buscado soluções para o distanciamento social é o setor da educação.

Não é novidade que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) seja a forma padrão de ingresso no ensino superior, mas o que nem todo mundo sabe é que nem todas as instituições de ensino aderiram ou aderiram integralmente ao Enem.

As instituições privadas que ofertam bolsas de estudo através do Programa Universidade Para Todos (ProUni), apesar de ter vínculo com o ENEM 2022, ainda efetuam o vestibular tradicional.

O vestibular tradicional das universidades particulares pode ser efetuado em datas diferentes e tem um padrão diferente do Enem, com menos questões.

Entretanto, com a atual crise do coronavírus, as instituições privadas de ensino superior de São Paulo precisaram elaborar medidas urgentes na forma de seleção desses estudantes inscritos.

Uma das possíveis soluções é a realização do vestibular online. A modalidade EAD tem sido a solução para muitas instituições de ensino, tanto para execução de aulas como para execução de provas, por isso, diversas universidades estão considerando a elaboração de uma plataforma funcional que permita a realização da prova.

Essa medida foi tomada com o propósito de atender os estudantes que iriam participar do vestibular do segundo semestre de 2022. Ainda não há previsões para o processo seletivo de 2022.

A outra opção possível que as universidades encontraram foi ampliar a aceitação da nota do Enem. Na verdade, muitas instituições de ensino privado já funcionam através desse método, no qual o estudante é dispensado do vestibular tradicional se a sua nota do Enem for equivalente à média prevista pela própria instituição.

Mesmo assim, essas faculdades ainda disponibilizavam o vestibular tradicional, muitas vezes oferecendo desconto para os estudantes que passassem no processo seletivo particular da instituição.

A expectativa agora é que mais instituições possam estar abrindo mão do vestibular tradicional e aderindo de forma ampla à média do Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim como a medida anterior, de execução do vestibular online, ainda não está definido como será realizado o processo seletivo para as vagas que serão distribuídas em 2022.

Benefícios

INSS fornece duas opções para que moradores do exterior façam “Prova de Vida”

Todos os anos é obrigatório que os segurados do INSS façam a comprovação de vida. Quem reside no exterior e recebe algum benefício, também deve cumprir com essa obrigação.

Os brasileiros que vivem fora do país, mas que recebem auxílio previdenciário, devem realizar o Prova de Vida INSS 2022. Um processo que tem como finalidade comprovar que o beneficiário está ativo e pode continuar recebendo o pagamento. No Brasil a comprovação é feita na agência bancária de recebimento do benefício. Para o exterior, esse processo pode ser realizado na embaixada ou consulado brasileiro, e preenchendo um formulário disponível no site do INSS.

Em um ponto de atendimento da embaixada ou do consulado, os brasileiros devem apresentar seu CPF, e declaração de recebimento da previdência. No local, um representante vai colher os dados e enviar ao Brasil informando que aquele cidadão está recebendo os pagamento e se mantém vivo.

Via internet, os usuários precisam acessam o portal do INSS e na página de “Formulários para Acordos Internacionais” escolher a opção “Atestado de vida para comprovação perante o INSS”. Será preciso baixar o documento, preencher todas as informações, reconhecer firma em um notário local, e depois enviar para o Brasil no endereço indicado no verso do formulário.

Esse processo é permitido apenas para quem reside em países que fazem parte da Convenção de Haia, um acordo entre as nações para facilitar o processo de reconhecimento de documentos público. A lista com os países válidos fica disponível na página online.

Quem não utilizar uma dessas opções para o reconhecimento da previdência, tem seu crédito bloqueado por seis meses. Após dois bloqueios o benefício será suspenso, e então, encerrado.

Leia a seguir: Benefícios oferecidos para quem trabalha com carteira assinada

Curiosidades

Calendário Bolsa Família orienta brasileiros a obterem o benefício

calendário Bolsa Família 2022 vem orientando muitos brasileiros a obter esse benefício. Criando para ajudar as famílias de baixa renda, esse auxílio ajudando a melhorar a vida de quem é mais carente. A verdade é que muita gente depende desse apoio, então fique por dentro do calendário Bolsa Família 2022 para não perder nada.

Calendário Bolsa Família 2022

Cerca de milhares de pessoas vivem com o valor que recebem do benefício mais conhecido do país. E é pelo calendário Bolsa Família 2022 que os beneficiários fazem retirada do seu dinheiro.

Essa transferência é feita de forma direta, para as famílias que vivem em um estado crítico de pobreza e precisam de um auxílio para sobreviver.

Quem pode receber o Bolsa Família 2022?

Como falamos anteriormente, existem pessoas a quem esse benefício é destinado, continue lendo para saber quem pode receber o Bolsa Família 2022.

Para que não haja famílias em boas condições utilizando o calendário Bolsa Família 2022 sem estarem aptas, é preciso saber quais as regras.

  • São famílias de extrema pobreza, onde a renda mensal não ultrapasse R$89 por membro;
  • Famílias pobres, com renda entre R$ 89,01 e R$177 por membro;
  • Famílias pobres que tem entre seus membros gestantes, crianças ou adolescentes de até 17 anos.

✓ Fique saiba tudo sobre o salário mínimo 2022

Cadastro Bolsa Família 2022

Se sua família atende os requisitos anteriores, fique atento para estar realizando o seu cadastro Bolsa Família 2022. Para que isso ocorra, as famílias deverão estar devidamente cadastradas no programa de Cadastro Único do Governo.

Também conhecido como CadÚnico, é onde o responsável inclui sua família para ser assistida pelo Governo Federal. Sendo assim, a esse responsável deverá ficar atento as documentações necessárias para o cadastro e ao calendário Bolsa Família 2022.

Documentações para o Bolsa Família 2022

Lembrando que quem realiza esses procedimentos, é o responsável legal pela família. Sendo assim, ele deverá ter todas as documentações para o Bolsa Família 2022 em suas mãos e se apresentar à prefeitura de sua cidade. São eles os seguintes documentos:

  • Documento de Identidade e CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Certidão de nascimento para solteiros e de casamento para os casados;
  • Comprovantes de residência e de renda.

Lembrando que deverão ser as documentações originais referente a cada membro que compõem a família.

Valor do Bolsa Família 2022

Sabendo que algumas famílias podem precisar mais que outras, o valor do Bolsa Família 2022 não será o mesmo entre as famílias cadastradas.

De acordo com a quantidade de membros e suas necessidades, o valor poderá variar em seu resultado final na hora de sacar de acordo com o calendário Bolsa família 2022.

Confira então, como são feitos os cálculos:

  • Benefício Básico: se refere a famílias enquadradas a extrema pobreza, sua renda chega à R$ 85,00 por pessoa, com o auxílio família do mesmo valor.
  • Benefício Variável: se refere a famílias pobres e extremamente pobres, composta por gestantes, mães que amamentam, crianças e adolescentes de idade até 16 anos, com auxílio de R$ 39,00 e cada grupo familiar pode usufruir de até 5 benefícios ao mês (R$ 195,00).
  • Benefício Variável de 0 a 15 anos: se refere a famílias com adolescentes de 0 à 15 anos de idade, como valor de R$ 39,00.
  • Benefício Variável à Gestante: se refere a famílias com gestantes, com valor R$ 39,00, podendo ter até 9 parcelas consecutivas referente aos meses da gestação.
  • Benefício Variável Nutriz: se refere a famílias com crianças de 0 e 6 meses, com valor de R$ 39,00, podendo ter até 6 parcelas a cada mês de vida da criança.
  • Benefício Variável Jovem: se refere a famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza, com adolescentes entre 16 à 17 anos, com valor de R$ 46,00 com o máximo de 2 benefícios (R$ 92,00).
  • Benefício para superação de Extrema Pobreza: se refere a famílias em situação de extrema pobreza, onde poderá ter variações no valor final, após o cálculo feito a partir da renda de cada componente.

 

Curiosidades

Benefícios oferecidos para quem trabalha com carteira assinada

Se você trabalha com carteira assinada e é regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), deve estar ansioso para saber tudo sobre o calendário PIS 2021. É nesse calendário que estão contidas as datas de pagamento do benefício Abono Salarial, também conhecido como PIS, e para não perder seu dinheiro é importante verificar o calendário PIS 2021.

Criado pelo Governo Federal, o PIS (Programa de Integração Social) tem como objetivo integrar o trabalhador com a empresa no qual ele trabalho. Todos os trabalhadores de empresas privadas são cadastrados no PIS.

O PIS garante diversos direitos ao trabalhador como o Seguro Desemprego e o FGTS, mas um dos benefícios mais aguardados é o Abono Salarial. Muitas pessoas também chamam o Abono de PIS e falam popularmente “vou receber meu PIS”, mas na verdade elas estão recebendo um benefício do PIS 2021.

O Abono Salarial é pago anualmente para todos os trabalhadores que se enquadram nos requisitos. A quantia paga é variável. Veja mais informações nos próximos tópicos antes de consultar o calendário PIS 2021.

Quem pode receber o Abono Salarial/ PIS

O Abono Salarial, como dissemos, é um benefício anual que os trabalhadores recebem. Para ter direito ao recebimento desse valor, é preciso preencher alguns requisitos importantes.

Veja quais são eles a seguir:

  • Estar cadastrado no PIS há, no mínimo, 5 anos (quem faz seu cadastro é o primeiro empregador que você tem, ou seja, a primeira empresa na qual você trabalha);
  • Ter trabalhado no ano anterior por pelo menos 30 dias (para receber em 2021, portanto, é preciso ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2018);
  • Estar com os dados pessoais atualizadas junto à RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) – quem faz essa atualização também é seu empregador, portanto, basta que você mantenha seus dados atualizados junto à empresa node trabalha.

Qual é o valor do Abono Salarial 2021?

O valor que o trabalhador recebe como Abono Salarial depende da quantidade de dias trabalhados no ano anterior. O valo máximo é um salário mínimo completo (caso o beneficiário tenha trabalhado por 12 meses).

Para saber qual é o valor do seu Abono Salarial 2021, é só verificar quantos dias você trabalhou em 2018 e então o pagamento será proporcional.

Ainda não foi divulgada a tabela com o valor do Abono de 2021 já que a mesma depende do valor do salário mínimo que também não foi divulgado ainda.

Porém, para você ter uma ideia de como fazer o cálculo, confira abaixo a tabela com os valores recebidos em 2018.

Calendário PIS 2021 e datas de pagamento

Em breve o calendário PIS 2021 deverá ser divulgado. Enquanto isso não acontece, confira abaixo o calendário de pagamento dos três primeiros meses de 2018 que já foi divulgado pela Caixa Econômica Federal, banco responsável pelo pagamento do benefício.

  • Clique aqui para consultar o seu PIS!
  • Repare que a data de recebimento do benefício varia de acordo com o mês do seu nascimento.
  • Assim que a nova tabela com as datas atualizadas for divulgada, nós atualizaremos essa postagem. Fiquem de olho!