Por causa da crise do coronavírus e da necessidade de diminuir os riscos de contágio, universidades privadas precisam adotar vestibular online ou aderir a outras medidas possíveis. Entenda mais sobre o assunto a seguir:

A pandemia de coronavírus e o isolamento social fizeram com que diversos setores precisassem fechar ou se adaptar à nova realidade. E um dos setores que mais tem buscado soluções para o distanciamento social é o setor da educação.

Não é novidade que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) seja a forma padrão de ingresso no ensino superior, mas o que nem todo mundo sabe é que nem todas as instituições de ensino aderiram ou aderiram integralmente ao Enem.

As instituições privadas que ofertam bolsas de estudo através do Programa Universidade Para Todos (ProUni), apesar de ter vínculo com o ENEM 2022, ainda efetuam o vestibular tradicional.

O vestibular tradicional das universidades particulares pode ser efetuado em datas diferentes e tem um padrão diferente do Enem, com menos questões.

Entretanto, com a atual crise do coronavírus, as instituições privadas de ensino superior de São Paulo precisaram elaborar medidas urgentes na forma de seleção desses estudantes inscritos.

Uma das possíveis soluções é a realização do vestibular online. A modalidade EAD tem sido a solução para muitas instituições de ensino, tanto para execução de aulas como para execução de provas, por isso, diversas universidades estão considerando a elaboração de uma plataforma funcional que permita a realização da prova.

Essa medida foi tomada com o propósito de atender os estudantes que iriam participar do vestibular do segundo semestre de 2022. Ainda não há previsões para o processo seletivo de 2022.

A outra opção possível que as universidades encontraram foi ampliar a aceitação da nota do Enem. Na verdade, muitas instituições de ensino privado já funcionam através desse método, no qual o estudante é dispensado do vestibular tradicional se a sua nota do Enem for equivalente à média prevista pela própria instituição.

Mesmo assim, essas faculdades ainda disponibilizavam o vestibular tradicional, muitas vezes oferecendo desconto para os estudantes que passassem no processo seletivo particular da instituição.

A expectativa agora é que mais instituições possam estar abrindo mão do vestibular tradicional e aderindo de forma ampla à média do Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim como a medida anterior, de execução do vestibular online, ainda não está definido como será realizado o processo seletivo para as vagas que serão distribuídas em 2022.