O Prouni é um programa que ajuda os jovens que realizaram a prova do ENEM, a ingressarem no ensino superior, com bolsas de estudos. A nota de corte Prouni é a menor nota do ENEM, desde que ela seja possível para conseguir uma vaga no curso escolhido pelo candidato.

O Prouni avalia a nota de todos os candidatos que estejam concorrendo para a mesma vaga e dentre todos eles é definida qual a menor nota que ainda possui a possibilidade de ingressar no curso. O Prouni é o Programa Universidade para Todos, que foi criado pelo governo federal, com o intuito de conceder bolsas de estudo aos estudantes que tenham realizado a prova do ENEM, sendo que as bolsas podem ser integrais ou parciais (50%). As bolsas concedidas são em instituições de ensino superior privadas, para cursos de graduação ou sequenciais de formação específica.

As inscrições Prouni 2022 sempre são realizadas depois de ocorrer a prova do ENEM e de já ter sido disponibilizada a lista dos aprovados e as suas classificações, pois serão através dessas notas que os estudantes serão avaliados.

Como calcular a Nota de Corte

Para poder calcular a nota de corte Prouni é necessário que o candidato aguarde as inscrições iniciarem e, a partir do segundo dia, o site do programa já disponibiliza das notas de corte Prouni, sendo que até as inscrições serem finalizadas, o resultado apresentado no site não é oficial, portanto é necessário aguardar até que todas as notas sejam avaliadas para que o programa possa calcular a nota de corte de cada curso.

Datas Resultado Prouni

Ainda não foram divulgadas as datas em que irão abrir as inscrições e também o resultado da primeira chamada. As notas do Enem irão ser divulgadas no dia 19 de janeiro. Como de costume, o Sisu (vagas para universidades públicas) deve abrir pouco depois para suas inscrições. Assim que o Sistema de Seleção Unificada ser finalizado, devem abrir as inscrições para o Prouni.

Então é preciso estar atendo para quando as inscrições estiverem abertas.